Por que usar óculos está na moda? Entenda os motivos técnicos e estéticos.

Por que usar óculos está na moda? Entenda os motivos técnicos e estéticos.

Usar óculos já foi um drama para muita gente. Mas, nos dias de hoje, a visão tem sido o sentido mais explorado e exigido da humanidade. Vivemos uma era onde praticamente toda a informação que consumimos é visual, vem das telas das TVs, dos computadores e celulares. 

Mas não é só pela necessidade oftalmológica de corrigir e melhorar a visão ou proteger os olhos do sol ou da luz azul que motiva mais e mais pessoas ao uso dos óculos. Outra razão muito forte é a moda. Sim, cada vez mais pessoas estão aderindo ao uso dos acessórios por questões estéticas e de estilo. 

E é sobre isso que vamos falar neste artigo, como, por exemplo, quais as informações e diferenciais técnicos, estéticos e da moda que você deve saber na hora de escolher os seus óculos com ou sem grau. Vamos lá?

 

Modelos e tendências para quem quer (ou precisa) usar óculos da moda

Quando falamos de tendências para usar óculos, ou em qualquer outro segmento de moda, é muito importante ficar antenado nos lançamentos que as principais marcas apostam para as próximas coleções.

Este ano, vários fabricantes e marcas apostam em modelos atemporais e com ar vintage. Por exemplo, os solares “oversized”, com linhas mais retas. São aqueles óculos com dimensões GG onde fica evidente que são maiores que o tamanho normal para a pessoa.  Outra tendência são os femininos quadrados,modernos e fashionistas, as armações com pinturas especiais como o degradê rajado e as Duo Color que também trazem muita personalidade ao estilo e ao look.  Ah, e não podemos esquecer dos clássicos que nunca saem de moda. Entre eles estão os modelos aviador e gatinho.  

Como escolher o melhor óculos para cada rosto

Outro dilema na hora de comprar um óculos, seja de grau ou solar, é o modelo ideal para cada tipo de rosto. Mas, neste post, você vai saber o que explica Sérgio Alex Pereira, consultor óptico, sobre algumas técnicas para acertar na escolha. Vamos ver se você já conhece algumas?

“Tecnicamente existe uma definição padrão baseada no formato do rosto:  para pessoas de rosto redondo o ideal é optar por armações quadradas. Já as armações redondas são indicadas para pessoas de rosto quadrado. Porém, a minha recomendação é que três fatores sejam levados em consideração antes desta regra padrão: conforto, desejo e estilo. Cada pessoa deve optar pelas armações com as quais ela se sente confortável e fiel ao seu estilo de ser e vestir. Por exemplo: mais do que o formato do rosto, o profissional especialista deve ajudar na escolha do modelo que é mais adequado ao estilo da pessoa como um todo.” explica.

Além do formato dos óculos, temos também que saber escolher entre uma ampla gama de cores. Mas, neste caso, a dica básica é que pessoas com tons de pele mais claros, devem optar por cores de óculos mais escuras e vivas. Pessoas com tons de pele mais escuros podem optar por tons mais claros ou até tonalidades como o âmbar. Ou seja: a regra padrão funciona sempre: o contraste de tons, sem dúvidas, fica maravilhoso.

O consultor óptico também dá dicas para escolher as cores dos óculos de acordo com a cor do cabelo:

Cabelos loiros e castanho claro: cores mais escuras, coloridas, mais fortes. Elas realçam o rosto. Mas se quiser algo mais discreto, tons de dourado também ficam muito bonitos.

Cabelos ruivos: as opções são as cores pretas, cinza, verde, vinho, para dar contraste com o cabelo.

Cabelos castanhos e pretos: as cores e tons são amplos e variados. É uma possibilidade maior de cartela de cores e estampas.  Porém, quanto mais escuro o cabelo,  mais interessante é optar por tons mais claros. 

 

Dicas para cuidar bem dos seus óculos 

Hoje, com a internet, existem muitas dicas de como limpar os óculos. Mas é necessário cuidado, pois há muita informação errada e controversa. Sérgio, também dá dicas de como cuidar dos seus óculos e de seus clientes. Anota aí o passo a passo:

 

1 – “NUNCA limpe suas lentes à seco. O atrito seco e fricção direta com toalhas de papel, roupas, toalhas de rosto, papel higiênico é o que mais danifica e arranha as lentes. 

2-  Molhe com água corrente e lave com detergente ou sabonete líquido neutro. Esfregue delicadamente os dois lados com os dedos e enxágue bem.

3 –  Seque com uma toalha bem macia e depois use a flanela que vem junto com os óculos para finalizar. Assim as lentes ficarão bem limpas!

 

Também vale a pena ficar ligado às inovações e produtos que o mercado está oferecendo. “Hoje, existem vários produtos específicos para limpeza dos óculos, como, por exemplo, shampoos, pastilhas e sprays higienizadores que, além de trazer um resultado fantástico, não são agressivos com os materiais das lentes e armações”, destaca o especialista.

Outra dica muito importante é: lugar de óculos é no rosto ou no estojo. Isto porque a maioria dos problemas ocorridos, como arranhões e quebra de armações, acontecem porque os óculos são deixados soltos, e em qualquer lugar. E por último, sempre dê uma passadinha na loja mais próxima para uma manutenção.

 

 

FONTE: Visão Para o Futuro