As lentes são dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. Sua produção evoluiu bastante, tirando partido da diversidade de materiais e técnicas de fabricação. Assim, atualmente, as principais lentes usadas na correção de patologias oftalmológicas dividem-se em 4 categorias:

 

LENTES UNIFOCAIS

Características: Também chamadas de monofocais, têm apenas uma potência dióptrica e portanto são produzidas tendo em vista apenas um tipo de utilização. Ou são utilizadas para ver de longe, ou para ver de perto (para leitura), ou ainda para uso permanente.

Utilização: São adequadas para pessoas cuja deficiência visual afeta a visão a curta distância ou a longa distância, mas não para ambas em simultâneo.

 

LENTES BIFOCAIS

Características: Estas lentes dividem-se em duas zonas: a zona que possui a graduação para enxergar de longe e a zona inferior com a graduação para enxergar de perto. Estas lentes cumprem apenas estas duas funções mas não permitem a visão intermédia entre as duas distâncias.

Utilização: Este tipo de lente é adequada para quem sofre de mais de uma patologia em simultâneo permitindo assim, com os mesmos óculos, ver de perto e de longe.

 

 

LENTES PROGRESSIVAS

Características: Lentes com múltiplas graduações. Tal como as lentes Bifocais, as lentes Progressivas permitem a visão para as duas distâncias, através da zona superior e inferior da lente. A fronteira entre as duas zonas varia de forma progressiva entre os dois tipos de graduação. A diferença em relação as lentes Bifocais está na possibilidade de cobrir a zona intermédia entre as distâncias de perto e de longe.

Utilização: Indicada para todos aqueles que sofrem de dois tipos de patologias em simultâneo (ex: Miopia e Astigmatismo), dispensando assim a necessidade de usar dois tipos de óculos e cobrindo todo o tipo de distâncias.

 

LENTES SEMI PROGRESSIVAS

Características: Estas lentes são derivadas das lentes Progressivas e possuem múltiplas graduações, progressivas entre 30cm e 6 metros. São habitualmente utilizadas em ambientes de escritório e não servem para enxergar de longe. A sua tecnologia garante conforto visual e precisão para curta e meia distância e oferece uma fácil e rápida adaptação, permitindo uma postura fisiologicamente correta da sua cabeça.

Utilização: Estas lentes, também designadas por lentes de proximidade, são frequentemente usadas em ambientes de trabalho, informática e atividades onde a visão de perto e de meia distância são ambas importantes.

Written by cyb